Há duas categorias de pesquisadores em iniciação científica disponíveis para os estudantes do curso: bolsistas e voluntários.
Bolsistas: oportunidade disponível regularmente duas vezes ao ano, conforme editais CNPq e Fapemig, que costumam surgir em junho e novembro, respectivamente. Os professores candidatam seus projetos a uma bolsa e, se contemplado, ele deve indicar um estudante. Entre em contato com os professores de seu interesse na época indicada. Os requisitos gerais são coefiente de rendimento mínimo (divulgado em edital próprio) e carga horária dispnível de 20h. Outras bolsas podem existir em projetos específicos dos orientadores, que costumam divulgar seleção própria de bolsistas.
Voluntários: voluntários não recebem bolsa, podem iniciar a pesquisa em qualquer época do ano. As condições para pesquisador voluntário dependem do professor orintador.
Para conhecer as pesquisas dos professores/orientadores do DAU/UFV:
– O sistema de registro de projetos de pesquisa da UFV (https://www2.dti.ufv.br/sisppg/scripts/portal/) contém ferramenta de busca de Projeto de Pesquisa. Deve-se filtrar a busca com o nome do departamento Arquitetura e Urbanismo e clicar em consultar, deixando os demais campos em branco.
– O sítio eletrônico da pós-graduação (www.ppgau.ufv.br) contém as pesquisas, e trabalhos dos professores, que podem vir a ter integração com a graduação.
– Os laboratórios também divulgam suas pesquisas em seus sítios eletrônicos.