Notícias

Arquivo de notícias

  • all
  • Ensino
  • Extensão
  • Pesquisa
  • Premiação
  • Sem categoria
Professores do DAU e do DAH publicam livro Gestos Fósseis
Gestos Fósseis é um fotolivro que reúne imagens...

Gestos Fósseis é um fotolivro que reúne imagens de obras dos professores da Universidade Federal de Viçosa Alba Vieira e Cláudio Magalhães. Os trabalhos apresentados de Alba Vieira são registros de performances, espetáculos de dança, videodança, videoperformance e ecoperformance, dentre outros. Cláudio Magalhães apresenta um conjunto de suas pinturas. Todos os trabalhos são de diferentes anos e estão reunidos nesta publicação em razão da experiência interdisciplinar e parcerias (também internacionais) que os dois professores têm desenvolvido desde 2013. Essa experiência tem, ao longo destes anos, resultado em diferentes trabalhos (por exemplo, pinturas, espetáculos de dança, performances, livros, artigos científicos), em que a interação entre artes visuais, artes cênicas, dança, arquitetura, literatura, novas tecnologias e música surge como fundamento.

Integra Calouros
Programação Geral UFV - Clique aqui Atividades d...

Programação Geral UFV - Clique aqui

Atividades do Curso

DIA 04/03/2024 - SEGUNDA-FEIRA
16h às 17h40: Encontro com a professora Josarlete (coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo)
Boas vindas, apresentação do curso, professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.
Local: Departamento de Arquitetura e Urbanismo - DAU, sala 203.

DIA 08/03/2024 - SEXTA-FEIRA
14h às 15h40: Encontro com entidades estudantis (Centro Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo - CACAU, Empresa Júnior - TETU, Coletivo Formigas, Projetos de Extensão).
Apresentações, atividades desenvolvidas, dinâmica de integração.
Local: Departamento de Arquitetura e Urbanismo - DAU, sala 206.

DIA 10/06/2024 - SEGUNDA-FEIRA
(ao final do semestre será enviado e-mail de confirmação)
16h às 17h40: Conversa sobre o Regime Didático da UFV e vida estudantil.
Local: Departamento de Arquitetura e Urbanismo - DAU, sala 203.

Ciclo de palestras “Arquitetura contemporânea: diálogos transdisciplinares”
O ciclo de palestras “Arquitetura contemporânea...

O ciclo de palestras “Arquitetura contemporânea: diálogos transdisciplinares”, organizado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa, tem como objetivo promover a discussão sobre temas que perpassam o campo da arquitetura e que têm se mostrado como fundamentais para a compreensão das complexidades que envolvem sua condição atual. Ao longo dos encontros, palestrantes e debatedores vão explorar a relação da arquitetura com temas como: mídias e marca, colaboração e participação, experimentação, fenômenos urbanos emergentes e novas epistemologias. De março a agosto de 2022.

Inscrições e informações: https://masolfa2.wixsite.com/dau-ufv-palestras

TCC desenvolvido no DAU está entre os melhores de 2021
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido...

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido no Curso de Arquitetura e Urbanismo do CCE/UFV é premiado em concurso aberto a todos os países lusófonos, estando entre os 25 melhores trabalhos de conclusão de curso dos países de língua portuguesa.
O trabalho Guaicurus: uma alternativa à reprodução da cidade desigual, realizado pelo estudante Bernardo Rezende Alves, foi orientado pelas professoras Maristela Siolari e Carolina Margarido Moreira (DAU/ UFV).

Link do site da divulgação do resultado: https://www.archdaily.com.br/br/973359/os-melhores-trabalhos-de-conclusao-de-curso-em-2021

Professor do DAU publica livro sobre patrimônio arquitetônico em risco
Minas Gerais é um estado conhecido por suas cidad...

Minas Gerais é um estado conhecido por suas cidades históricas. Ouro Preto, Mariana, São João del Rey, Tiradentes, Mariana e Serro são as mais conhecidas. Essas cidades possuem um rico acervo da arquitetura colonial, com lindas igrejas e conjuntos urbanos. Mas Minas é muito mais, tem dezenas de outras cidades também com um rico acervo arquitetônico.

Para chegar a este livro, desenvolvi pesquisas sobre várias pequenas cidades, na região do vale do Rio Piranga, um dos formadores do Rio Doce. Trata-se de parte de uma região conhecida no período colonial como Zona Proibida, assim tratada para tentar coibir o desvio da fiscalização da vizinha Estrada Real.

Constatei que a proteção do rico acervo encontrado apresenta muitos problemas, que são menos visíveis do que nas cidades mais famosas. São pequenas cidades, com dificuldades no planejamento e na gestão do patrimônio arquitetônico.  Ao contrário das maiores, em que o acervo é ameaçado de destruição para dar lugar a lançamentos imobiliários; nessas pequenas cidades a ameaça é do abandono, da lenta deterioração, de um contínuo desaparecimento pela inconsistência de uma política de preservação.

A obra “Patrimônio em risco – o patrimônio em risco na Zona Proibida” traz, portanto, um alerta para esse trágico, quase silencioso processo. Nela apresento um levantamento das condições de preservação dos bens imóveis, da forma que os gestores do município lidam com a política de preservação. Ao fim da pesquisa, ficou constatada a precariedade da manutenção dos bens, o desconhecimento local de como tratar da preservação e a inconstância de ações que poderiam colaborar para melhorar as condições dos acervos.

O livro apresenta essa situação em dez cidades, as quais foram escolhidas dentre dezenas, considerando-se como critério de seleção a maior pontuação que obtiveram devido ao repasse de recursos do ICMS Cultural, conhecido como Lei Robin Hood, experiência única no Brasil. Para conseguir recursos, pela lei, o município tem que cumprir algumas exigências tais como: manter uma política de Patrimônio Cultural, inventariar bens, preservar os bens tombados e manter um programa de educação patrimonial. Mesmo com esse benefício financeiro, há problemas. O alerta se amplia além das dez cidades estudadas, em cidades cuja pontuação é menor, por falta de cumprimento das exigências, e o descuido é ainda mais presente.

Foram estudadas as cidades de Acaiaca, Barra Longa, Catas Altas da Noruega, Guaraciaba, Itaverava, Paula Cândido, Pedra do Anta, Piranga, Presidente Bernardes e Senhora de Oliveira. De Piranga e Pedra do Anta já chegaram notícias da demolição de bens apresentados na obra Patrimônio em risco. Espera-se que este descaso seja interrompido e que as futuras gerações tenham direito à fruição de seu patrimônio. Nem tudo está perdido, há também esperanças, devido aos esforços bem-sucedidos, em meio às preocupantes constatações, com os destaques para os trabalhos desenvolvidos em Itaverava e os para esforços iniciados em Paula Cândido. Que este livro sirva de alerta e, em parte, de exemplo, para a condução de um destino, por hora incerto, de um patrimônio de todos nós.

Prêmios CAU 2018 e 2020
Prêmio CAU 2018 A estudante Raíssa Goulart Zanar...

Prêmio CAU 2018

A estudante Raíssa Goulart Zanardo recebeu o Primeiro Lugar Geral no Prêmio TCC 2018 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais, realizado por meio de sua Comissão de Ensino e Formação – CEF-CAU/MG. Foram inscritos mais de 50 trabalhos de conclusão de curso, de 17 instituições de ensino superior de Minas Gerais. O título do trabalho é Ressiginificação do Habitar Pataxó, orientado pela professora Regina Esteves Lustoza. O trabalho se propôs a “Estudar a cultura indígena e a tradição construtiva Pataxó dentro de seu atual contexto de ressignificação cultural, bem como propor um complexo que responda a uma demanda apontada pela comunidade, dentro de suas terras. Ações em conjunto, entre arquiteto e comunidade, podem contribuir para a compreensão da sua identidade e para o fortalecimento da memória coletiva”. A premiação aconteceu no dia 20 de outubro final do 2º Seminário de Ensino e Formação em Arquitetura e Urbanismo.
https://www.caumg.gov.br/vencedores-do-premio-tcc-2018/

Premios CAU 2020

Dois Trabalhos de Conclusão de Curso do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa foram premiados no Prêmio TCC 2020 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais, realizado por meio de sua Comissão de Ensino e Formação – CEF-CAU/MG. Menção Honrosa para o trabalho Veredas: Memória e Resiliência - Canudos-BA, de autoria do estudante André Teixeira da Costa, orientado pelo professor Roberto de Almeida Goulart Lopes; e Segundo Lugar Geral para o trabalho Espaços residuais e resiliência urbana – O subsolo oculto da Av. Paulista, de autoria do estudante Ethore Bellato Giacomin, orientado pela professora Luciana Bosco e Silva. A premiação aconteceu no dia 28 de novembro de 2020.


Arquitetura e Urbanismo UFV recebe nota 5 no ENADE!
Cursos da UFV avaliados pelo Enade conquistam conc...

Cursos da UFV avaliados pelo Enade conquistam conceito 4 e 5

“A excelência dos cursos da UFV foi comprovada mais uma vez pela avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Todos os 23 cursos da UFV avaliados na edição de 2019 ficaram acima da média nacional, sendo 17 com o conceito máximo (5) e seis com a nota 4, conforme os resultados divulgados nesta terça-feira (20), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Pela classificação, a partir do conceito Enade Contínuo, a UFV teve também nove cursos entre os cinco melhores do país. Medicina e Zootecnia estão em primeiro lugar geral; Nutrição e Engenharia Florestal, em segundo; Medicina Veterinária, em terceiro; e Engenharia de Produção, em quinto. Já o curso de Agronomia se destacou nos três campi, Viçosa, Rio Paranaíba e Florestal, com a segunda, terceira e quarta colocações nacionais, respectivamente.

Além do desempenho geral de todos os cursos avaliados, há ainda mais um motivo para comemorar: a maior nota na prova de componentes específicos do curso de Zootecnia, dentre todas as instituições brasileiras avaliadas, foi de um estudante da UFV.

Ao todo, 8.368 cursos, de 1.225 instituições de ensino superior públicas e privadas, participaram da avaliação. Apenas 512 cursos, ou seja, 6,3% obtiveram conceito máximo, sendo 67% de universidades federais. A avaliação contou com 40 questões, sendo dez de formação geral e 30 específicas, além do questionário com o perfil dos alunos. Os índices variam de 1 a 5, sendo que as notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias.

Realizaram a prova, em 2019, estudantes que estavam próximos de concluir a graduação nas áreas de ciências agrárias, ciências da saúde, engenharias, arquitetura e urbanismo; e nos cursos tecnológicos de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, área militar e segurança.

Para o pró-reitor de Ensino, João Carlos Pereira da Silva, “ao se considerar a série histórica, os resultados alcançados colocam a UFV em um patamar diferenciado dentre as universidades brasileiras”. Ele atribui este desempenho “à dedicação e ao comprometimento do corpo social dos três campi da UFV, incluindo os docentes, os estudantes e os servidores técnico-administrativos.” 

De acordo com o reitor Demetrius David da Silva, o excelente desempenho alcançado demonstra que a UFV consolida-se como referência entre as instituições de ensino superior no país nas mais diferentes áreas do conhecimento e o quanto a Universidade preza pela qualidade em seus três campi. “É gratificante, ainda, constatar cada vez mais que o padrão já estabelecido e reconhecido da UFV não está restrito a Viçosa, mas que se estendeu aos campi Florestal e Rio Paranaíba, que também se destacaram na avaliação de seus cursos e estão entre os melhores do país”, ressalta. 

Fonte: https://www.cpa.ufv.br/sem-categoria/cursos-da-ufv-avaliados-pelo-enade-conquistam-conceito-4-e-5/

IV SEPAAC – Seminário de Planejamento e Avaliação do Ambiente Construído.
Professores do DAU/UFV publicam capítulo de livro.
Os professores Ítalo Stephan e Luiz Fernando Reis...
Os professores Ítalo Stephan e Luiz Fernando Reis publicaram o capítulo "Quinze anos do Estatuto da Cidade: uma avaliação de oito planos diretores" no livro Estatuto da Cidade:- avanços e desafios. O livro foi organizado por Jeane Aparecida de Godoy Rosin e Celso Maran de Oliveira, e publicado pela Editora ANAP, de Tupã, em São Paulo, em 2017.  
Somos Quatro Estrelas!!!
O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidad...
O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa MG foi classificado com quatro estrelas segundo o Guia de Estudantes.                           Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/
Estudante do DAU/UFV é um dos destaques no 22o Concurso Estudos Deca
O estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da...

O estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFV, Bernardo Rezende Alves foi um dos destaques do 22o Concurso Estudos Deca, destinado à estudantes de graduação em âmbito nacional. O seu projeto intitulado Garagem Festival, orientado pela professora Andressa C. Pena Martinez, foi selecionado entre os 5 melhores na categoria “Banheiro de Festival de Música”. No total foram 20 finalistas (5 em cada uma das 4 categorias), dentre mais de 2550 trabalhos inscritos, de 397 instituições brasileiras de ensino.

A festa de premiação aconteceu no dia 05 de outubro de 2017, no MASP em São Paulo. Na ocasião, os presentes conheceram as pranchas dos projetos selecionados. Atualmente, os trabalhos permanecem expostos no espaço Deca, em São Paulo, até o dia 05 de novembro.

Mais informações sobre os finalistas, as instituições participantes e o número de inscritos por universidade, clique aqui

Abaixo as fotos do evento e algumas pranchas do projeto:

Festa de premiação no MASP. Fotos Bernardo Alves e Deca Festa de premiação no MASP. Fotos Bernardo Alves e DecaFesta de premiação no MASP e exposição. Fotos Bernardo Alves e Deca

Estudantes enviam projeto Prêmio {Cura}
Os estudantes Bianca Mayara, Bruna Martins, Gabrie...

Os estudantes Bianca Mayara, Bruna Martins, Gabriel Viana, Rebecca Rios e Gabriela Samartini chegaram à etapa de seleção com outros 26 projetos do prêmio 30 Premio {Cura} Rios Urbanos, dentre 127 inscritos com abrangência latino-americana (de 19 estados brasileiros e 2 internacionais). Eles não foram premiados, mas deram um importante passo, considerando que o prêmio era destinado a estudantes e/ou profissionais formados. O trabalho deles é o número 170716AB, para quem quiser ler a ata de julgamento, postada no face do Prêmio {Cura}, clique.

O trabalho foi desenvolvido na disciplina de ARQ 354- Projeto Urbano de 2017-01, com os professores Andressa Carmo Pena Martinez e Tiago Augusto da Cunha. Esperamos que seja um incentivo para que outros estudantes enviem seus trabalhos curriculares também, discutindo arquitetura e cidade. Veja a prancha enviada para o concurso:  
Curso de Model. digital e otimização
Curso de Modelagem digital e otimização: LadyBug...
Curso de Modelagem digital e otimização: LadyBug como suporte ao projeto bioclimático
Dias 03, 04 e 05 de outubro
Inscrições em breve
Local: Latecae
Mais informações: www.latecae.ufv.br
Finalista no Prêmio BIM 2017!!
Foram definidos os finalistas das cinco categorias...

Foram definidos os finalistas das cinco categorias do Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP 2017, a maior premiação em gestão da construção do Brasil. Promovido pelo SindusCon-SP, o prêmio é voltado para o mercado da indústria da construção civil com o intuito de promover e incentivar a adoção da Modelagem da Informação da Construção (BIM) em empreendimentos, empresas, entidades públicas e academia.

Os trabalhos foram julgados seguindo critérios como relevância, inovação, contribuição para a evolução do mercado e lições aprendidas por um comitê especial formado por profissionais e professores experientes em BIM.

A Universidade Federal de Viçosa está entre os três finalistas na categoria ACADEMIA, representada pelo trabalho realizado pelos professores Douglas Lopes de Souza (curso de Arquitetura e Urbanismo) e Kleos Lenz (Curso de Engenharia Civil) em disciplina de graduação.

O prêmio será entregue em cerimônia dia 26 de outubro em grande evento após o Seminário Internacional BIM.

Oficina Planej. da Habitação Rural
Oficina Planejamento da Propriedade e da Habitaç...
Oficina Planejamento da Propriedade e da Habitação Rural No dia 20 de Julho de 2017, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) recebeu 200 jovens da zona rural da Zona da Mata Mineira para a oficina Planejamento da Propriedade e da Habitação Rural. A atividade foi parte da 9ª. Semana da Juventude Rural – Programa realizado em parceria com a EMATER, parte da programação da 88ª.  Semana do Fazendeiro.

Professores, arquitetos urbanistas e estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo organizaram a oficina de forma criativa, dinâmica e participativa, baseada nos princípios de sustentabilidade, permacultura e agroecologia, articulando teoria e prática. A metodologia utilizada foi a Instalação Artístico-Pedagógica, inspirada no Círculo de Cultura de Paulo Freire e nos Intercâmbios Agroecológicos da UFV, os quais se fundamentam na construção coletiva do conhecimento entre todos os envolvidos, propiciando a troca e integração dos saberes.

Equipe:

Professoras, arquitetas e urbanistas: Ana Carolina Dias Diório e Maristela Siolari.

Arquiteta e Urbanista: Lais Leitão.

Estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo: Ademir de Souza Ferreira, Helisse Nayara Costa Silva, Laís Barra Leitão, Larissa Danielle Pereira Lima, Luísa Couto Chaves Santo, Mariana Lemos Ferreira, Tiffany Nicoli Faria Latalisa França, Vanessa Lopes de Miranda e Yanka Flor Pinheiro Eleutério.

Fotos e registros:

https://drive.google.com/drive/folders/0B71k6cVPC5ZBc093WWhVVWRtNG8?usp=sharing

Banca final Projeto Urbano
Os professores Andressa Martinez e Tiago da Cunha ...
Os professores Andressa Martinez e Tiago da Cunha convidam para a apresentação/avaliação final da Disciplina ARQ 354- PROJETO URBANO, 5a feira, dia 29/06, entre 8:30h e 16h. Será a oportunidade de analisar, refletir e dialogar sobre propostas para áreas com maior declividade na cidade de Viçosa.
Levantamento do Hospital São Sebastião
Entrega do Levantamento do Hospital São Sebastiã...

Entrega do Levantamento do Hospital São Sebastião

No dia 2 de Junho de 2017, foi entregue para a Comissão de Espaço Físico do Hospital São Sebastião composta por Maria Aline Rocha (Enfermeira do CCIH), Glaucilene Kelly da Silva (Técnica de Segurança do Trabalho), Tereza Cristina G. Benjamin (Enfermeira Responsável Técnica) e Maria da Penha Ferreira dos Santos (Coordenadora da Qualidade) o Levantamento Arquitetônico (As Built) realizado pela UFV, através do Projeto de Extensão do Curso de Arquitetura e Urbanismo. O referido projeto foi coordenado pelos professores Ramon Ribeiro Fontes, Túlio Tibúrcio e Rogério Fuscaldi, contando com a equipe de estagiários Mariana Sales (UFV), Sabrina Martins do Carmo (UFV), Arthur Zanuti Franklin (UFV), Mario Vallejo (mestrando do PPG.au/UFV) e Priscila Cardoso (Engenharia Civil – Univiçosa). A documentação entregue é composta por 40 pranchas de levantamento arquitetônico no formato A0, memorial descritivo dos materiais de revestimento e acabamento e também marcação dos pontos das instalações existentes de cada ambiente do hospital.

Exposição dos trabalhos práticos – ARQ 141 – Comunicação e Expressão Gráfica
Exposição dos trabalhos práticos desenvolvidos ...

Exposição dos trabalhos práticos desenvolvidos em aula, na primeira etapa da disciplina ARQ 141 - Comunicação e Expressão Gráfica do primeiro semestre letivo de 2017, coordenada pelo professor Luiz Fernando Reis e ministrada pela professora Lina Malta Stephan, cujo tema "Determinação da Verdadeira Grandeza da Seção Plana em Poliedro" está sendo exibida no hall do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa.

O objetivo do exercício é estimular: a compreensão espacial de formas geométricas e a relação entre elas (seção plana originada com a interseção de um plano em uma pirâmide regular); a determinação de vistas ortográficas do objeto em trés dimensões (pirâmide e plano); e a criatividade através da manipulação de materiais para a execução da maquete.
 
Concurso Deca
Dia 18.05.2017, às 10:00, no auditório do CCE, a...

Dia 18.05.2017, às 10:00, no auditório do CCE, acontecerá a palestra da empresa Deca sobre o 22° Concurso Estudos Deca. Será uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre o concurso e a empresa! Não é preciso fazer inscrição, e será emitido certificado aos participantes.

Se você é estudante de Arquitetura ou Design de Interiores, prepare-se para demonstrar seu talento e se destacar no mercado de trabalho: a edição 2017 do Concurso Estudos Deca já está valendo! Confira os temas deste ano e comece a preparar seus projetos. As inscrições vão até 27/07/17. Temas para alunos do curso de Arquitetura: • Banheiro de festival de música • Banheiro de estação de trem ou metrô Temas para alunos do curso de Design de Interiores: • Banheiro de um jogador de futebol • Banheiro de uma clínica especializada/home care para idoso Você pode inscrever quantos projetos quiser, clicando aqui. Para mais informações, clique no link: http://www.decaclub.com.br/concurso/blogs/detalhe/43/Inscricoes_abertas_para_o_22o_Concurso_Estudos_Deca E no caso de dúvidas, entre em contato com a Equipe Deca: eventos@decaclube.com.br ou (11) 3022.7788.  
Exposição Espacialidades Modernas e Estandardização
Exposição da Disciplina Arq118 - História e Teo...

Exposição da Disciplina Arq118 - História e Teoria da Arquitetura II - dada pela professora Denise Mônaco, cujo tema é "Espacialidades Modernas e Estandardização", está sendo exibida no hall do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV. O objetivo do exercício é investigar a manifestação de alguns conceitos relacionados à arquitetura moderna em operações projetuais.  Busca-se estabelecer relações entre procedimentos projetuais e intenções conceituais tendo como horizonte a estandardização. Revela-se assim, uma possível dimensão operativa do conhecimento histórico.

Entrevista do Professor Cláudio José Magalhães
"Arte e Violência: ensaios em movimento" de Alba ...
"Arte e Violência: ensaios em movimento" de Alba Pedreira Vieira e Cláudio José Magalhães. Este livro apresenta sete ensaios de oito autores de diferentes áreas – Artes Visuais, Dança, História, Literatura e Teatro –, os quais expõem discussões e reflexões atualizadas, além de sugerirem caminhos para as inúmeras compreensões de possíveis relações entre arte e violência, tecidas ao longo dos respectivos textos.

Entrevista.

Fonte: Editora UFV

https://www.youtube.com/watch?v=c_Wk13MCHOM

Exposição dos trabalhos Modelos Estruturais
Exposição dos trabalhos dos alunos realizados na...

Exposição dos trabalhos dos alunos realizados na disciplina de CIV 153 - Modelos Estruturais, do professor  Kléos M. Lenz césar Jr. da Engenharia Civil.

Ciclo de Palestras: Arquitetura e Interiores
Na sexta-feira dia 5 de Maio de 2017, das 13:30h ...

Na sexta-feira dia 5 de Maio de 2017, das 13:30h às 18h no Auditório da Economia Rural, acontecerá o Ciclo de Palestras sobre Arquitetura e Interiores, com os arquitetos que atuam em Juiz de Fora e Belo Horizonte. Os profissionais mostrarão os seus trabalhos e contarão suas experiências. As palestras têm por objetivo enriquecer o conhecimento dos alunos no campo da Arquitetura e em Projeto de Interiores, mostrando a produção destes profissionais no mercado de trabalho. Não será necessário fazer inscrição e o evento é gratuito para todos alunos, funcionários e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo. Compareçam!

 

Exposição da Disciplina Projeto de Interiores
Os alunos inscritos na disciplina Arq358 - Tópic...

Os alunos inscritos na disciplina Arq358 - Tópicos Especiais - Projeto de Interiores, lecionada pelo professor Ramon Ribeiro Fontes, desenvolveram o trabalho de "Cadeira Conceito". O resultado dos trabalhos das duas turmas ficarão expostos durante o mês de Abril no hall de entrada do DAU.

I Jornadas “El Cuerpo como medidas” – Universidade Rey Juan Carlos de Madrid, Espanha
O resultado da I Jornadas “El Cuerpo como medid...
O resultado da I Jornadas “El Cuerpo como medidas”,  que ocorreu em fevereiro do ano passado na Universidade Rey Juan Carlos de Madrid. Teve o prof. Cláudio José Magalhães como organizador em conjunto com o grupo de professores da referida universidade. Abaixo temos as duas publicações digitais deste trabalho. Link 1: https://eciencia.urjc.es/bitstream/handle/10115/14461/elcuerpocomomedida2.pdf?sequence=1&isAllowed=y   Link 2: https://eciencia.urjc.es/handle/10115/14461   .
Lançamento do Livro “Arte e Violencia: ensaios em movimento “.
Arte e violência: ensaios em movimento é o resul...

Arte e violência: ensaios em movimento é o resultado de um Seminário Internacional realizado pelos professores Cláudio Magalhães (DAU) e Alba Pedreira Vieira (DAH) em novembro de 2014 na UFV. Neste seminário foram convidados pesquisadores de diferentes áreas (história, foto e vídeo, teatro, dança, artes visuais, planejamento urbano e literatura) para apresentar ao público suas diferentes visões e abordagens relacionados com este tema.

Assim neste livro, lançado na Universidade Rey Juan Carlos de Madri nas II Jornadas "El Cuerpo como Medida: Emociones" ocorrido nos dias 27 e 28 de fevereiro deste ano, se pode encontrar sete ensaios que estimulam o leitor a refletir sobre a complexidade da sociedade contemporânea através das relações estabelecidas entre arte e violência.

Convidamos a todos para lançamento do livro na UFV que ocorrerá dia 22 de março às 16h no Hall da Editora.

Palestra de Prof. Dr. José Duarte, PennState College
            No dia 1...
           

No dia 10 de junho de 2016 recebemos no auditório do CEAD/UFV, o professor José Pinto Duarte, diretor do Stuckeman Center for Design Computing, da PennState College of Arts and Architecture. A palestra, intitulada "Introdução das Novas tecnologias nos currículos de arquitetura e engenharia: pesquisa, ensino e prática" apresentou a reflexão sobre os processos digitais de projeto para a customização em massa de habitação e novas perspectivas didáticas no campo da arquitetura a partir dos meios digitais. Na ocasião, o professor reuniu-se com pesquisadores e estudantes do curso e conheceu os laboratórios Nó.Lab (Laboratório de Modelagem Digital) e Latecae (Laboratório de Tecnologias em Conforto Ambiental e Eficiência Energética) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV.

Apresentação de trabalhos do Nó.Lab no XX SIGraDi
  Apresentação de trabalhos do Nó.Lab no X...
  Apresentação de trabalhos do Nó.Lab no XX SIGraDi -Crowdthinking - Buenos Aires 2016!
PlanMob Viçosa – Plano de Mobilidade Urbana
Viçosa já começou a desenvolver seu Plano de Mo...

Viçosa já começou a desenvolver seu Plano de Mobilidade Urbana - PlanMob Viçosa.  Mas, o que é um Plano de Mobilidade Urbana? O PlanMob Viçosa será um conjunto de propostas elaboradas para melhorar as condições de acessibilidade dos pedestres; do transporte coletivo; do uso de bicicletas; dos deslocamentos dos veículos motorizados. Viçosa tem a obrigação legal de elaborar seu Plano de Mobilidade Urbana e a ela começa atender. A execução do plano é uma exigência da Lei da Mobilidade Urbana - PMU, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Além disso, de acordo com o Estatuto da Cidade, os municípios com mais de vinte mil habitantes, que é o caso de Viçosa, entre outros, são obrigados a ter PMU integrado ao Plano Diretor local, que está sendo revisto e em fase de conclusão do anteprojeto, que será apresentado em breve em audiência pública.

O PlanMob terá como hierarquia de prioridades o pedestre e seu ambiente, pois o caminhar é a forma mais universal de circulação em qualquer cidade. A calçada é a via por onde circula o modo de transporte mais frágil e mais numeroso. As prioridades seguintes serão o usuário do transporte coletivo, o usuário do transporte não motorizado e o usuário do transporte individual. O PlanMob Viçosa será elaborado a partir de vários estudos, levantamentos e das contribuições da participação da população. Serão desenvolvidas inúmeras propostas, dentre elas as para a melhoria da circulação e sinalização do trânsito, a partir das medições dos fluxos de veículos nos cruzamentos que já estão sendo feitas e das contribuições que a população venha a fazer, seja nas reuniões, respondendo aos questionários ou utilizando a rede mundial de computadores, para expressar suas opiniões. Há pontos outros pontos cruciais a serem tratados, como a avenida Marechal Castelo Brancos e outras vias estruturais que ligam partes da cidade. Já há outros levantamentos em andamento, como o da qualidade das paradas de ônibus e das calçadas, as condições dos estacionamentos, as condições de uso de bicicletas, temas que ajudarão a definir o que de melhor poderá ser feito. Estão sendo feitos vários levantamentos sobre a legislação municipal e federal, sobre diversos documentos produzidos, como monografias, teses e estudos já realizados pela UFV.

O PlanMob Viçosa será referência para definir programas, projetos, ações e investimentos públicos para um período de dez anos. Há várias formas em que os cidadãos poderão contribuir com críticas e sugestões de melhorias. Participe das reuniões públicas. Nesta semana já serão iniciadas reuniões com a presença de representantes de setores da sociedade, como a empresa de ônibus, a associação dos taxistas, transportadores de carga, do transporte escolar, de setores ligados à segurança pública, construção civil, ONGs além de representantes de estudantes do ensino superior. Colabore quando for convidado a responder questionários sobre o PlanMob. Conheça a página do PlanMob Viçosa e contribua com a sua opinião, crítica ou sugestão, ou através do e-mail planmobviçosa@gmail.com.

Fonte: http://italostephanarquiteto.blogspot.com.br/2016/10/planmob-vicosa.html?spref=fb
A UFV faz convênio com o Hospital São Sebastião.
O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV f...

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV fechou através da Funarbe, um convênio para a atualização da documentação dos projetos arquitetônicos já existentes do hospital. Os professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo, através dos professores Ramon Ribeiro Fontes, Túlio Tibúrcio e Rogério Fuscaldi, farão também projetos arquitetônicos  para a reforma e adequação de alguns espaços. Várias áreas serão contempladas, dentre elas, a recepção, a maternidade e outros ambientes. O objetivo principal deste convênio é melhorar o atendimento oferecido à população, melhorando a humanização dos espaços e proporcionando um maior conforto aos pacientes e funcionários.

.